Este é o momento da apresentação do curso e da facilitadora, assim como das instruções necessárias para aproveitamento do conteúdo. Vamos trabalhar o conceito da competência principal para condução de grupos em processos seletivos, que é a empatia.
>
Este é o momento da apresentação do curso e da facilitadora, assim como das instruções necessárias para aproveitamento do conteúdo. Vamos trabalhar o conceito da competência principal para condução de grupos em processos seletivos, que é a empatia.
Vamos entender sobre a importância dos grupos para a definição da personalidade individual e quais as influências que exercem dentro de cada contexto para chegarmos então ao ambiente organizacional.
Uma das técnicas mais utilizadas em processos seletivos é a da apresentação pessoal. Neste módulo você terá a oportunidade de acompanhar uma dinâmica de grupo online e exercitar a sua observação, considerando o conhecimento que você já tem. Vamos falar sobre a função desta atividade no processo seletivo e estratégias que podem ser adotadas de acordo com as competências que serão trabalhadas.
Abordaremos algumas teorias psicológicas importantes para o entendimento dos processos grupais, assim como os vieses inconscientes que são tão comuns e podem aparecer tanto dentro das atividades (entre os participantes) quanto da parte do selecionador. Falaremos sobre algumas teorias de neurociência para fundamentar o assunto. Para finalizar, trabalharemos a reflexão sobre os sentimentos dos candidatos quando passam pelo processo seletivo.
A dinâmica de grupo é uma das técnicas que pode ser utilizada para processos seletivos, mas nem sempre ela é uma boa escolha. Por isso neste módulo, você vai entender quais as suas vantagens e diferenças da entrevista individual e o que é necessário para planejar uma seleção com esta técnica.
Neste módulo você terá a oportunidade de acompanhar uma atividade prática para entender melhor como funciona este tipo de dinâmica. Em seguida teremos o momento de reflexão e uma aula sobre a diferenciação entre este tipo de dinâmica e as apresentações pessoais.
Uma das partes mais desafiadoras é a avaliação correta de uma dinâmica de grupo, sem o uso do senso comum e interferência de vieses inconscientes. Você receberá a orientação sobre o que precisa observar em cada um dos candidatos, pesnando nos aspectos cognitivos e emocionais.
Os cases são um tipo de dinâmica muito comum em processos seletivos por serem mais técnicos e trabalharem muito no nível cognitivo. São muito bem aceitos pelos candidatos e por isso sua aplicação costuma trazer muitos resultados interessantes. Você vai aprender a conduzir e avaliar pessoas dentro deste contexto.
As dinâmicas de consenso funcionam muito bem em processos seletivos e por isso trabalharemos muito os seus resultados, formas de conduzir e como avaliar os candidatos ao utilizar essas atividades.
Para o sucesso de um processo seletivo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que o resultado saia conforme o esperado. Digo que se assemelha a uma orquestra - ou seja - todas as etapas, desde a divulgação da vaga até o feedback final precisam ser muito bem calculadas. Um pequeno erro no percurso pode prejudicar o processo inteiro. Neste módulo falaremos a respeito dos passos fundamentais.
Neste módulo você vai aprender a identificar os papéis mais comuns desempenhados pelas pessoas quando fazem parte de um grupo. Partindo deste ponto de vista, torna-se muito mais fácil avaliar comportamentos e por fim, competências.
No mundo corporativo, estamos acostumados com a avaliação direta das competências da vaga. Mas será que este é o melhor caminho? Neste módulo iremos explorar este tema.
Neste módulo você aprenderá a finalizar o processo seletivo com dinâmicas de grupo. Isso inclui o consenso com os avaliadores, a avaliação e elaboração de relatórios, pareceres e por fim, o retorno aos candidatos.